quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tá pronto... mas e agora?

Você escolhe aquele desenho bonito pra bordar, separa as linhas e o tecido... passa dias, as vezes meses, bordando e finalmente termina! Mas e agora? O que fazer com ele? Alguém aí já passou por esse dilema?


Quando eu comecei a bordar geralmente fazia os acabamentos sugeridos pelos livros ou revistas, mas com o tempo e a experiência adquirida decidi que era hora de me arriscar mais... pensar fora da caixa! Então porque não dividir com vocês um pouco da minha experiência? A partir de hoje vou aparecer por aqui e dar algumas dicas de acabamento para nossos bordados. Vou fazer publicações compartilhadas,  aqui no blog do Ofício e no meu blog também -  moments...traditions...memories.


Para começar que tal usarmos o sampler de Ponto Atrás? Foi a primeira aula de pontos Vila do Artesão e a primeira coisa que pensei quando vi o gráfico foi: "Vai ser um alfineteiro!!!" Essa decisão foi fácil... mas tinha que ter um toque especial... resolvi arriscar em um acabamento que eu acho lindo, mas nunca tinha tido coragem de fazer (porque eu não sou tão boa assim "pilotando" uma máquina de costura!): Sianinha. E aqui está o resultado:



Como eu não tinha a menor ideia de como pregar a sianinha dessa maneira, então depois de uma busca na internet encontrei esse tutorial: http://www.sew-much-ado.com/2009/05/ric-rac-receiving-blanket-tutorial.html  (O tutorial está em inglês... então se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar!). E foi perfeito! Treinei primeiro em uma outra peça, vi que funcionou e finalizei o meu alfineteiro! Mas ATENÇÃO!!! Para o alfineteiro eu segui o tutorial até o passo 6, depois enchi o alfineteiro (com fibra siliconada) e então fechei a abertura usando ponto invisível.


E aí, gostaram? Aguardem que muitas novidades virão por aí... incluindo mais ideias sobre acabamentos! Vejo vocês em breve!!!

Beijocas!! :)
Mônica Moura - Monikinha

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eu e a Monica ou a Monica e eu?

Já faz um tempinho que estou querendo dar mais atenção a este blog e acabo nunca conseguindo fazer metade do que gostaria!
Para tentar melhorar as coisas por aqui, resolvi convidar Monica Moura - bordadeira, blogueira e fotógrafa, para participar um pouco mais nos posts por aqui.
Um pouco mais pois ela já participa  com suas fotos há bastante tempo. Temos trabalhado juntas desde meados do ano passado  e eu gosto bastante desta parceria.
Estamos montando uma agenda para as publicações e se tudo der certo teremos muitas novidades em breve.
O primeiro post da Monica será publicado nesta quarta (12/09) com sugestões de acabamento para os trabalhos feitos nos tutoriais da Vila do Artesão.

domingo, 2 de setembro de 2012

Ponto haste

 Estas são informaoes que complementam o tutorial sobre ponto haste, publicado na Vila do Artesão.

Em Portugal ele se chama "Ponto pé de flor" e eu acho lindo, tanto o ponto quanto o nome. Vou começar a colocar, para todos os pontos, os nomes em português, francês, italiano, espanhol e inglês - nestes tempos de globalização e amplo acesso à informação, isto deve ajudar.

Português - ponto haste e ponto pé de flor em Portugal
Inglês - stem stitch
Italiano -punto erba
Francês - point de tige
Espanhol -punto de tallo

Alguns links e vídeos para ver as diferenças entre ponto haste e ponto de contorno - tem um monte de gente que acha que dá tudo no mesmo!
Stitch School




 About.com
What's the Difference Between Stem Stitch and Outline Stitch?







 Um vídeo de Mary Corbet sobre o ponto de contorno - sempre vale a pena ver!

Um tutorial da Coats, ensinando a fazer ponto haste.




Achei bem interessante este trabalho, todo feito em ponto haste. Clicar na imagem para ir até o blog Agulhas e Sonhos



Muito gráficos e riscos, todos gratuitos e de boa qualidade. São desenhos estilo antigo, alguns  muito graciosos mesmo! Reserve um bom tempo para navegar!