segunda-feira, 27 de junho de 2011

1ª Bienal de Arte do Pano de Prato - Fotos e obras premiadas

Resultados da 1ª Bienal de Arte do Pano de Prato. Um livro deve ser lançado esta semana, quero ver se consigo pelo menos um exemplar - minha cunhada Suzana vai tentar!
Quem sabe conseguimos participar na próxina?
Fotos da Mostra
Fotos dos premiados
Este é o release sobre o assunto:

1a Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato
Lançamento de livro e homenagens
  Será lançado nesta quinta feira, dia 30, às 20 horas, na Assembleia Legislativa o livro ‘1a Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato – Enfim, algo novo, de novo’.
O livro representa o último ato do processo de realização da Bienal, que se desenrolou à partir de julho do ano passado, custeada com patrocínio via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, numa promoção do Instituto ArteCidadania.
Interessante notar que a ideia de colocar o pano de prato como um desafio na feitura da obra de arte contemporânea foi inspirada em fato biográfico do deputado estadual, Lafayete Campos, que na década de 70 convidava donas de casa da periferia de Goiânia a exporem seus panos de pratos em seu gabinete. Lafayete Campos, hoje com 91 anos, estará presente no evento, sendo um dos homenageados.
Outros homenageados na 1a edição da Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato são:
-A empresária, marchande e precursora das galerias de arte no Centro-Oeste, Célia Câmara, que fez intenso trabalho de divulgação da arte, dos artistas e da cultura local, in memoriam.
-O jornalista, poeta e ativista Fábio Nasser, que manteve intensa atividade de crítica social política e artística até seu autofalecimento prematuro. In memoriam.
-O artista plástico, muralista e professor Frei Nazereno Confaloni, que vindo da Itália no começo da década de 50 do século passado se tornou um dos pioneiros da arte moderna no planalto central do Brasil. In memoriam.
Do lado dos vivos, os homenageados são:
-A jornalista, crítica de arte e historiadora Radhá Abramo, consultora e idealizadora de centros de cultura em diversas regiões do país.
-A galerista goiana Marci Gaymu, que atua na Europa realizando intensa atividade de promoção da arte brasileira, especialmente em Paris.
-O cantor, compositor e escritor Jorge Mautner, tropicalista de primeira água e mentor do Pontão de Cultura do Kaos, juntamente com Nelson Jacobina.
-O designer Elifas Andreato, que revolucionou a atividade capista no Brasil.
-Antônio Almeida, o bandeirante do livro, diretor da Editora Kelps.
-Cleuza Luiz Assunção, prefeita de Britânia, que ao inaugurar o Mabri fez de sua cidade a menor cidade do Brasil a ter um museu de arte moderna, onde foram entregues os prêmios desta Bienal.
 Artistas premiados, artistas participantes e parte dos homenageados estarão presentes no evento de lançamento do livro.
Todos os presentes receberão como cortesia um exemplar do livro. À partir do dia seguinte do seu lançamento o livro estará à disposição de compradores na Livraria Leart (rua 4, centro), ao preço de R$ 20 reais.
 Sobre a 1a Bienal:
 A 1a edição da Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato teve inscritas e validadas 264 obras, provenientes de 5 países (Chile, Colômbia, Portugal, França e Brasil). Contou com a participação de jurados de 8 países. E se deu a partir de três exposições classificatórias nas cidades de São Paulo e Goiânia (com votação do Júri Popular) e uma exposição final de premiação (com votação do Júri Especial) no Museu de Arte de Britânia-GO.
A 2a Bienal será realizada no próximo ano, 2012. Os trabalhos já começaram, para que se tenha um aumento significativo da participação internacional.
Gracias Suzana, minha cunhada, pela notícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor, deixe um endereço para resposta.