segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mas hoje é o dia das coisas fantásticas mesmo!

 Eu vi a notícia no blog amar.é.linha  (gracias Verena!) e fui dar uma olhada.

Acredite se quiser - vai acontecer a Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato! Com prêmios de respeito e ainda dá tempo para entrar - a inscrição vai até 29/10.
Este é o release do Instituto ArteCidadania, que organiza esta Bienal. Clicar para ler o regulamento.
"Como assim…??

Fortalecendo a diversidade que nos é intrínsica e buscando novas formas de propiciar a acessibilidade do fazer e do usufruir a arte, surge a 1a Bienal Internaticnal de Arte do Pano de Prato. Milhões de centavos em prêmios.

É um evento promovido pelo Instituto ArteCidadania e o Museu de Arte de Britânia, que é a menor cidade do Brasil a ter um museu. A Bienal tem o patrocinio da Enesa Engenharia SA, por meio da lei Rouanet/Ministério da Cultura, e o apoio da 775, Instituto Pensarte, Coletivo Arte Sem Fim, Kelps Editora e Address Hotel. São R$ 10 mil reais em prêmios e outros 10 prêmios em kits da 775. Inscrições até o dia 29 de outubro. Informações no site: www.artecidadania.org.br.

Agora o pano de prato chega à arte contemporânea, se transforma em meio e suporte e ganha o mundo."
 
Este é o texto de apresentação da Bienal:
"O pano de prato é um elemento universal, presente em todas as culturas. Feito unicamente do entrelaçamento das linhas do algodão, sua composição não poderia ser mais simples. 
De tamanhos aproximados, sua presença ganha diferentes contornos e aparências de acordo com os hábitos, as crenças e a criatividade dos seus usuários e habitantes de cada região. 
O pano de prato pode parecer pequeno e sem importância, mas depois de uma breve reflexão ele se revela em toda sua majestade, realçando-se como um dos objetos mais presentes na vida do homem em sua saga familiar e, como poucos outros objetos, acessível a todos, de todas as classes, ideologias e religiões. 
A Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato, tendo por referência o próprio, em sua primeira edição, pretende por meio deste suporte oferecer janelas abertas para o local e para o global, tendo como guias os criadores que porventura aceitem este desafio e garantam ao pano de prato o acesso à galerias e museus.
Ao propor a criação de obras artísticas “em” pano de prato, “com” pano de prato ou “de” pano de prato, pretendemos contribuir para os questionamentos relativos ao papel da arte na atualidade e sua interação com a sociedade."
 Quem se candidata?

Absolutamente fantástico: "Flash Mob" com bordado

Recebi a notícia hoje, por meio de Annie Cicatelli. Está sendo organizado para dia 20/10 um "flash mob" que vai ter tricot, crochet e bordado. Em abril deste ano foi feito um só com tricot no metrô de Paris - fotos aqui.e um comentário e vídeo no blog da organizadora aqui - detalhe a trilha sonora é Nirvana, super legal.
Clicar na imagem para acessar o post original. O blog é francês, chama-se Bohemia.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Livros Infantis

A Fundação Itaú está distribuindo gratuitamente uma coleção com 4 livros infantis. O objetivo é incentivar a leitura infantil. Iniciativa importante e digna de nota.

                          Usar este link para conhecer o projeto e se cadastrar.
                                 Grata a Raquel por ter passado a informação.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Este é matador!

Este foi de matar a professora...
Prestem muita atenção neste tecido - gente é estampado com diagramas de pontos! Eu fiquei de queixo caido quando vi! Mais ainda quando soube que estava ganhado de presente! Já tenho um destino para ele  - aguardem! O tecido foi um presente da Mônica, a fotógrafa oficial da Funny World e do Ofício da Agulha.
O livro que está embaixo do tecido é uma coisa maravilhosa para qualquer professor - fica muito mais fácil ensinar as canhotas. Tenho duas no momento, Rosana e Ana Paula, ambas na sexta a tarde, além da Verena que sempre foi minha "piloto" para ensinar pontos a canhotos. Vale muito a pena conhecer o trabalho da autora, que além de tudo é muito gentil e simpática.

Foto de Mônica Moura

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mais alguns presentinhos...

Além do livro, a Lita me trouxe uma peça em Goldwork - o bordado em ouro. Eu já li sobre o assunto e já vi em fotos de livros e revistas e museus; mas nunca tinha visto uma peça "ao vivo". O bordado foi feito sobre um veludo vermelho e dá perfeitamente para entender por que reis e rainhas usavam este bordado em suas capas e roupas cerimoniais - é suntuoso!
Para mais informações em Goldwork, clique para ir até VirtuoSew Adventures  ou para ir até Gold n'Stitches.

Fotos de Mônica Moura